Tempos Modernos

O uso da inteligência artificial (IA) nos processos eleitorais tem se tornado fator determinante da escolha do candidato tanto na política nacional quanto internacional. A eleição argentina que culminou com a vitória de Javier Milei foi a primeira de muitas disputas que terão influências diretas da inteligência artificial no processo eleitoral. No Brasil, as eleições municipais de 2024 também estarão mais marcadas pela presença da tecnologia com a evolução contínua da IA, com interações cada vez mais personalizadas com os eleitores. Serão mais de 150 milhões de eleitores espalhados pelos 5,5 mil municípios do País.

Dívidas
Em plenário virtual, os ministros do STF julgam hoje (27) a validade do atual regime de pagamento de precatórios, os títulos de dívidas do governo federal.

Justiça
Reconhecidas pela Justiça, a constitucionalidade está sendo contestada no Supremo em ações protocoladas em 2021 pelo PDT e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mercado
Para a Advocacia-Geral da União, o regime prevê aumento crescente da despesa e pode gerar um estoque impagável. Em Brasília há um mercado paralelo sobre o tema.

Estudo
Brasileiros precisam acolher tecnologia, enfrentar mudanças climáticas e às alterações demográficas, superando exclusão social e destruição dos recursos naturais.

Estadão
É preciso investimentos de adaptação também para mudanças climáticas, diz economista do Banco Mundial. Floresta Amazônica em pé vale R$ 1,5 trilhão por ano (Banco Mundial).

Tensão
Confronto com o Congresso fragiliza STF. Ministros lidam com os desdobramentos da emenda que limita os poderes dos magistrados. Há escalada da tensão entre as instituições.

Gaza
Israel "tem direito de se defender", diz o presidente alemão em visita a Jerusalém, Frank-Walter Steinmeier, ponderando que na Faixa de Gaza deve-se poupar a população civil.

Luta
O presidente israelense, Isaac Herzog, de quem Steinmeier é amigo próximo, disse que seu país está lutando "pela sua existência e tem o direito de se defender".

Vento
Para variar, o clima em Brasília está confuso. No sábado (25), fez um calor daqueles, vieram nuvens carregadas, vento e chuva. À beira do lago, cadeiras e mesas voaram.

Variação
Das janelas do apartamento via-se as nuvens vencidas pelo vento e por uma lua cheia, daquelas de não se botar defeito. Por aqui, tudo pode acontecer, inclusive nada...

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Registro da História

Próximo

Da aviação regional

Deixe seu comentário